Bom dia, para melhorar o atendimento às famílias criamos uma conta no Whatsapp.

Assim pedimos que todas as questões e solicitações sejam encaminhadas para o número 3722-7802

Link para o número do whatsapp:

https://wa.me/message/5TIGNFSMLJ7NJ1

Email:emef.clotildebarraquet@educa.campinas.sp.gov.br

Atividades - Segundos anos

Roteiro de Estudos

Semana 30/11 a 04/12/20

Semana 23 a 27/11/20


Semana 09 a 13/11/20



Semana 03 a 06/11/20



Semana 26 a 29/10/20



Semana 19 a 23/10/20



Semana 05 a 09/10/20



Semana 28/09 a 02/10/20



Semana 21 a 25/09/20



Semana 14 a 18/09/20
Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Semana 31/08 a 04/09/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Semana 24 a 28/08/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Semana 17 a 21/08/20
Clique aqui para acessar a atividade de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Semana 10 a 14/08/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Semana 03 a 07/08/20
Clique aqui para acessar a atividade de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Semana 20 a 24/07/20
Clique aqui para acessar as atividade de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 13/07 a 17/07/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 06/07 a 10/07/20

Essa semana não serão postadas novas atividades, para que os alunos e suas famílias possam se organizar e colocar as atividades anteriores em dia.

Os Professores continuam à disposição para dúvidas pela Plataforma e nos grupos de WhatsApp.



Semana de 29/06 a 03/07/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana de 22/06 a 26/06/20.
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.



Semana de 15/06 a 19/06/20
Show de Alunos 1ª Edição - Os Saltimbancos

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.



Semana de 08/06 a 12/06/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.


Semana de 01/06 a 05/06/20.
Carta às famílias. Clique aqui para acessar.

Clique aqui para acessar as atividade de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana de 28/05 a 29/05
Clique aqui para acessar as atividades da Semana 28 a 29/05/20.


Semana de 18/05 a 22/05
Clique aqui para acessar as atividades dessa semana.



Semana de 11/05 a 15/05



11 de maio - Segunda-feira



1. VIAJANDO SEM SAIR DE CASA - PARTE 1



ASSISTA AO VÍDEO "AULA 1 - PARTE 1" NESSE LINK https://www.youtube.com/watch?v=di9LS2u-n40



2. ABAIXO ESTÃO LINKS DE CANAIS NO YOUTUBE QUE VOCÊ PODE ACESSAR, E PROCURAR PELO DESTINO QUE ESCOLHEU:














3. ACESSE O VÍDEO E RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO.




4. MÚSICA - RAUL SEIXAS - O CARIMBADOR MALUCO



ASSISTA AO CLIPE DA MÚSICA "PLUNCT, PLACT, ZUM!" NO LINK ABAIXO






12 de Maio - Terça-feira



CABEÇALHO 

CAMPINAS, 12 DE MAIO DE 2020.

ESCREVA SEU NOME COMPLETO



ATIVIDADE 1



ESCUTE A MÚSICA: “A VÓ A BORDAR” (COCORICÓ) 2 VEZES

ACOMPANHE A LETRA DA MÚSICA QUE VAI APARECER NA LEGENDA






ATIVIDADE 2



COPIE O TRECHO ABAIXO EM SEU CADERNO:



ESTAVA A ARANHA EM SEU LUGAR

VEIO O RATO LHE CUTUCAR

O RATO NA ARANHA

A ARANHA NA MOSCA

A MOSCA NA VÓ

A VÓ A BORDAR



3) PEGUE UM LÁPIS COLORIDO E CIRCULE TODOS OS ANIMAIS QUE APARECEM NESSE TRECHO.





4) A AVÓ DESSA HISTÓRIA ESTAVA BORDANDO. OS SEUS AVÓS TAMBÉM GOSTAM DE ARTESANATO, OU SÃO MAIS MODERNINHOS? O QUE ELES GOSTAM DE FAZER?





5) VOCÊS CONHECEM ALGUMA MÚSICA DA ÉPOCA DOS SEUS AVÓS? PEÇA PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA COLOCAR ESSA MÚSICA PARA VOCÊ OUVIR, E ANOTE O NOME DELA E DO CANTOR NO SEU CADERNO.




13 de Maio - Quarta-feira

CABEÇALHO

CAMPINAS, 13 DE MAIO DE 2020.

ESCREVA SEU NOME COMPLETO



ATIVIDADE 1

ASSISTIR A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “SÓ UM MINUTINHO”  DE ANA MARIA MACHADO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:




ATIVIDADE 2

 LEIA O POEMA ABAIXO QUE FALA SOBRE AS FASES DA VIDA:

PASSOS

PASSOS DE BRINQUEDO, LEVES,

QUE NÃO CONHECEM O CHÃO.

 É O BEBÊ QUE FAZ A ESTRÉIA

COM SAPATINHOS DE LÃ.



PASSOS QUE DIZEM BOM-DIA

DE TÃO CLAROS, TÃO ALEGRES!

SÃO AS MENINAS CRESCIDAS

QUE VOLTARAM DO COLÉGIO.



PASSOS ENÉRGICOS, LARGOS,

TREMEM AS PRÓPRIAS PAREDES.

SÃO OS HOMENS DO TRABALHO,

QUE NÃO TÊM TEMPO A PERDER.



VAGAROSOS PASSOS, ÚLTIMOS,

ARRASTADOS EM CHINELOS.

SÃO AS VOVOZINHAS SURDAS

ACALENTANDO SEUS NETOS.

AUTORA: HENRIQUETA LISBOA

  

 3) ESCREVA EM SEU CADERNO O NOME DAS FASES DA VIDA NA MESMA ORDEM EM QUE ELAS APARECEM NO TEXTO.

IDOSO
BEBÊ
ADULTO
CRIANÇA

4) EM QUAL FASE DA VIDA VOCÊ ESTÁ?

5) E QUANDO TIVER MAIS DE 60 ANOS, O QUE VOCÊ SERÁ?

6) QUE TAL FAZER UM DESENHO PARA HOMENAGEAR UM IDOSO OU ALGUÉM QUE CUIDA DE VOCÊ? COLOQUE NO DESENHO O TÍTULO “COM TODO O MEU AMOR”.

ENQUANTO VOCÊ DESENHA, VAMOS OUVIR UMA MÚSICA SOBRE A PASSAGEM DO TEMPO NA VIDA DAS PESSOAS? CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA OUVIR “ORAÇÃO AO TEMPO”, INTERPRETADA POR MARIA BETHÂNIA.




ATIVIDADE DE PESQUISA PARA CASA:

PROCURE SABER SOBRE ALGUM IDOSO QUE AINDA FAZ COISAS INCRÍVEIS NA TERCEIRA IDADE, COMO MÉDICOS, CIENTISTAS, MÚSICOS E OUTROS ARTISTAS.



INDICAÇÃO DE FILME: VIVA - A VIDA É UMA FESTA! (2018)

14/05 de Maio - Quinta-feira


HISTÓRIA DA MATEMÁTICA


1. CABEÇALHO
CAMPINAS, 14 DE MAIO DE 2020.

ESCREVA SEU NOME COMPLETO

2. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES
https://youtu.be/ZRGHsTkHuUo


15 de Maio - Sexta-feira

FUNÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E CORONAVÍRUS

1. CABEÇALHO
CAMPINAS, 4 DE MAIO DE 2020
ESCREVA SEU NOME COMPLETO

2. ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO PRESTANDO ATENÇÃO NA FUNÇÃO DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA
https://www.youtube.com/watch?v=iDfBj0yPtPE&t=715s

3. ASSISTA AO VÍDEO "VÍDEO AULA CORONAVÍRUS" NO LINK ABAIXO (AULA 5)



4. ASSISTA AO VÍDEO "EXPERIÊNCIA" -
https://youtu.be/X7Yevv15gUE





ATIVIDADE DE ARTES

11/05 a 15/05

EXPRESSÃO CORPORAL / ARTES VISUAIS / TEATRO / MÍMICA

Afinal, não é só sua boca que fala, mas o seu corpo também. E muitas vezes os gestos de uma pessoa comunicam mais do que as palavras. Curioso para saber o que o seu corpo tem a dizer? Então, vamos fazer atividades para conhecer a importância dessa forma de comunicação e de fazer ARTE!


EXPRESSÕES FACIAIS
A expressão facial é um ou mais movimentos dos músculos do rosto. Estes movimentos significam a transmissão de alguma emoção.
As expressões faciais são uma forma de comunicação não verbal. Elas são os principais meios de transmissão de informações sociais entre os seres humanos. 



  Seguem alguns exemplos de expressões faciais, observe:

Aula 1
1)    No quadro abaixo há nove desenhos de rostos e expressões faciais incompletos. Refaça eles no seu caderno de artes e complete-os. Desenhe e pinte as nove expressões faciais abaixo e escreva embaixo do rosto que sentimento está sentido:





IMPORTANTE:

Realizar o desenho com lápis de escrever, depois contorno de canetinha (opcional) e finalizar com pintura usando lápis de cor.



2) Agora é a hora de deixar a vergonha de lado e brincar de frente ao espelho com expressões faciais. Escolha algumas expressões para serem reproduzidas em frente ao espelho, se desafie a fazer o maior número de possibilidades. Após o treino escolha três diferentes expressões e tire três selfies ou peça para alguém tirar a foto. Depois encaminhe ao professor. Capricha! Pois quem compartilhar, terá uma surpresa ao final da semana...



Aula 2 
A mímica é a forma de expressão artística e corporal mais antiga. Trata-se de uma arte silenciosa que exige que o artista se comunique através do movimento corporal, gestos e expressões faciais. Com o passar dos anos, a mímica tem evoluído e atualmente, existem muitas técnicas e estilos diferentes. Para ser um bom mímico, é preciso primeiramente treinar: Finja pegar um objeto – Pente, escova de dente, bola, etc.; Finja comer algo – maçã, banana, sanduiche, etc; Finja fazer algo – empinar pipa, usar o controle remoto, usar o celular, etc.
Após o treino, vamos tentar fazer uma pequena cena. São três propostas, escolha uma delas e ensaie por uns quinze minutos no mínimo e depois tente faze-la. Se tiver um público (sua família) melhor ainda... Mas se não tiver, também não tem problema. O importante é se divertir.

1)      Esta cena é de um dos mais famosos mímicos, ele se chama Marcel Marceau e a cena mostra um artista de circo e suas várias apresentações (A cena começa no minuto 01:05 do vídeo). https://www.youtube.com/watch?v=8WxD50g37So
2)      Este vídeo é de um artista/ palhaço brasileiro chamado Evandro Heringer. São cinco cenas rápidas de aproximadamente 30 segundos cada uma.
3)      Mímica em DUPLA. Esta cena necessita de mais uma pessoa. Feito por dois palhaços que brigam por conta de uma cadeira.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Terça-feira (12/05)

Título: Caminhar dos animais

Instruções:
Oi turminha, tudo bem com vocês? Lembram de uma de nossas aulas que imitamos o caminhar de alguns dos animais? Hoje vamos retomar o de alguns animais.
Que tal sugerir também alguns animais aqui no mural para os nossos amigos?
Um abraço! 

Caminhar dos animais

Andar de um Burro

Andar de uma Galinha

Andar de um Cachorro

Andar de um Gato

Andar de um Canguru

Andar de um Leão

Andar de uma Tartaruga

Andar de uma Cobra

Voo de um Pássaro

Andar de um Jacaré




Desafio
Instruções: 

Olá turminha, tudo bem com vocês?
Aproveito aqui para fazer um pequeno desafio, vocês terão que completar sobre o andar dos animais…
Vamos tentar?

Andar dos animais: Quem será que galopa, engatinha, pula, rasteja, corre ou gira…
1 - Quem galopa?
a- É o Sapo
b- É a Cobra
c- É o Cavalo
d- É o Canguru

2 - Quem rasteja?
a- É o Cachorro
b- É o Tucano
c- É a Cobra
d- É o Professor Marcelo

3 - Quem pula?
a- É a Arara
b- É o Jacaré
c- É o Coelho
d-É a Galinha

4 - Quem engatinha?
a- É a Cobra
b- É o Hipopótamo
c- É a Zebra
d- É o Gato

5 - Quem rola?
a- É a Galinha
b- É o Tatu Bola
c- É o Macaco
d- É o Urubu




 (Semana de 04/05  a 08/05)


04/05/20 - SEGUNDA-FEIRA

Assistir uma contação de história no YouTube:
LINO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=g8eO4Qm4V4w


HOJE É DIA DE APRENDER A CUIDAR DA HIGIENE DO NOSSO CORPO E DOS LOCAIS ONDE A GENTE CONVIVE! ASSISTA OS VÍDEOS, DIVIRTA-SE E APRENDA:
RATINHO https://www.youtube.com/watch?v=5EfAaBdVIeQ

ESCOVAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=54KqWGAQQHo

LAVAR AS MÃOS: https://www.youtube.com/watch?v=w7sXx9RqvNQ

DESENHE OU ESCREVA NO SEU CADERNO OS HÁBITOS DE HIGIENE QUE VOCÊ APRENDEU.



05/05/20 - TERÇA-FEIRA


Assistir uma contação de história no YouTube:

FELIZ ANIVERSÁRIO
https://www.youtube.com/watch?v=bMv13XlHxOM&t=2s

Aprender os sons da letra H: HA HE HI HO HU
https://www.youtube.com/watch?v=ZqnqViCWnhg

DEPOIS DESENHE NO SEU CADERNO UMA FIGURA QUE COMECE COM CADA BARULHO:
HA HE HI HO HU ​ (que você viu no vídeo) e escreva o nome de cada figura na frente.


06/05/20 - QUARTA-FEIRA
Assistir uma contação de história no YouTube:
A BOCA DO SAPO
https://www.youtube.com/watch?v=s1XruSpZYR8

Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

EXPLORE OS JOGOS DE “DESENVOLVIMENTO CEREBRAL” DESSA VEZ, ENTRE PELA PORTINHA DO SEU LADO DIREITO.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sinyee.babybus.math  




07/05/20 - QUINTA-FEIRA

    Nesse momento de isolamento social estamos muito conectados às telas de celular e computador, afinal elas estão nos ajudando a conversar com as pessoas que amamos, porém sabemos que não é legal passar o dia todo em frente as telas.

    Vamos conhecer e refletir sobre a história:A menina da cabeça quadrada.Clique aqui:https://www.youtube.com/watch?v=GAues0gxm00

  Você viu quantas brincadeiras legais a personagem da história nos mostrou. Chame alguém para fazer uma brincadeira “redonda” com você também.
  • Copiar o numeral até 30 e depois recitar o nome de cada número na sequência, seguindo o modelo:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

  • Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store) 
008/05/20 - SEXTA-FEIRA


Hoje vamos começar a trabalhar com família silábica da letra J. Nada melhor do que uma história de JACARÉ!
  • Ouvir a história E O DENTE AINDA DOÍA no link : https://www.youtube.com/watch?v=rzj_dcYaosM
  • Agora escreva o nome da história no seu caderno e desenhe a parte que mais gostou. Também no seu caderno escreva a palavra JACARÉ.
  • JACARÉ COMEÇA COM A LETRA J. Copie a família do J duas vezes e perceba os sons: JA  - JE – JI – JO -  JU – JÃO  
  •  Assistir ao vídeo da família silábica do J: https://www.youtube.com/watch?v=WJQPd6xK6Ow 
  •  Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)
  • Copiar o numeral até 30 e depois recitar o nome de cada número na sequência, seguindo o modelo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
  •  Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store) 
  • JOGO DOS NUMERAIS:    










ATIVIDADE DE ARTES

04/05 à 08//05


ARTE INDÍGENA
ARTE VISUAL / MÚSICA / DANÇA

Nesta semana iremos realizar experimentos artísticos com o tema: ARTE INDÍGENA. No dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio; povo de grande importância para a cultura brasileira. Faremos duas atividades nesta semana. Primeiramente as ARTES VISUAIS com Dobradura, recorte e colagem e pintura. Na segunda, veremos brincadeiras usando músicas e danças típicas dos índios. Estarei anexando tipos de atividades, com níveis de dificuldades diferentes. Ouse, se desafie e crie obras de arte.

IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDICIO), tesoura, cola branca, cola colorida, lápis de escrever, lápis de cor ou giz (opcional).


Aula 1 - Veja a imagem abaixo:


Após apreciar a imagem, é a sua vez de fazer!
Para montagem deste projeto cortaremos 7 retângulos (1 retângulo grande, 4 finos e 2 médios), 1 círculo e 1 triângulo. Conforme imagem:



  • Pegue uma folha de sulfite A4; Com ela na posição paisagem dobre ao meio e recorte. Recorte novamente ao meio; um será o retângulo grande e com o outro divida em quatro retângulos finos.
  • Com a metade do retângulo reservada dobre ao meio; recorte; com uma metade faremos o círculo e com a outra o retângulo. Com a última sobra de retângulo, dobre ao meio e recorte (Cocar e tanga)
  • Cole o círculo sobre o retângulo grande e em seguida sanfone os retângulos finos e cole para montar as pernas e braços.
  •  Faça o cocar com um retângulo médio E desenhe penas.
  • No círculo desenhe para formar o olho, a boca, o nariz e a pintura do rosto
  • Para fazer a tanga, desenhe penas ou folhas no outro retângulo médio; cole ao final. 
  • Cole o triângulo já pintado de preto atrás do círculo maior para fazer os cabelo.     

(VÍDEO DEMONSTRATIVO DO PASSO-A-PASSO; FOLHA SULFITE A4 EM 9 PEÇAS)

Faça o passo-a-passo, reveja e preste atenção a cada detalhe para realizar seu trabalho. Recorte e colagem de figuras geométricas (retângulos, triângulo e círculo). Dobradura sanfonada para os membros (Pernas e braços). Desenho e pintura para vestimentas, cocar e rosto.

 Aula 2 -Neste exercício, utilizaremos o canto e a expressão corporal para realizar a arte de uma forma bem divertida e expressiva. Veremos duas canções indígenas: “Toc Patoc” e “Ua tá Tá”.
Acessar os links: https://www.youtube.com/watch?v=3fOZahGaS20 (TOC PATOC)
                            https://www.youtube.com/watch?v=R5zI0i1-wXg (UA TA TA)

Para a segunda canção será necessário um COPO DE PLÁSTICO para parte da coreografia.

Vamos celebrar a cultura indígena fazendo arte!




(Semana de 27/04  a 30/04)

27/04/20 - SEGUNDA- FEIRA
1.Nesse momento estamos todos muito próximos de nossas famílias e percebemos como ela é importante para nós. Hoje vamos ouvir uma história sobre diferentes famílias. Clique no link abaixo:
Depois de ouvir a história faça um desenho da sua família e peça ajuda para escrever o nome de todas as pessoas!

2.Aprender brincando com o app: Ler e Contar:
JOGOS DAS SÍLABAS
Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)


28/04/20 - TERÇA-FEIRA
1.Assistir uma contação de história no YouTube: O Homem biscoito de gengibre

2.Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

3.Escrever os numerais de 1 a 20 no seu caderno de classe.

4.Assistir e brincar com as canções do GRUPO TRIII:

DICAS E OBSERVAÇÕES:
Avançar nos joguinhos do APP somente quando a criança demonstrar ter aprendido o conteúdo de cada etapa
Link Pra baixar:    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar
Os conteúdos infantis do App GLOBOPLAY estão liberados, Telecine dá 30 dias grátis pra teste, se não testou Netflix ainda, agora é um bom momento pra usar seus 30 grátis também
Use os 30 dias de teste um de cada vez pra ter acesso à conteúdos por um maior período de tempo.



29/04/20 - QUARTA-FEIRA



Assistir uma contação de história no YouTube:

CHAPEUZINHO AMARELO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7PUkO082QZA

Aprender os sons da letra G: GA GE GI GO GU GÃO
https://www.youtube.com/watch?v=DPHFyafLAGw
DEPOIS DESENHE NO SEU CADERNO UMA FIGURA QUE COMECE COM CADA BARULO:
GA GE GI GO GU GÃO​ (que você viu no vídeo) e escreva o nome de cada figura na frente.

30/04/20 - QUINTA-FEIRA

Assistir uma contação de história no YouTube:
MARIANA
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uRox8m4bN4Y

QUE TAL APRENDER MATEMÁTICA COM UM JOGUINHO NOVO?
PEÇA PARA UM ADULTO CLICAR NO LINK ABAIXO E BAIXAR ESSE JOGUINHO PRA VOCÊ!
EXPLORE OS JOGOS DE “MATEMÁTICA BÁSICA”
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sinyee.babybus.math



APRENDA MAIS UMA BRINCADEIRINHA MUSICAL E CONVIDE ALGUÉM DA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ:
https://www.youtube.com/watch?v=pKSsxhKcL3A




ATIVIDADE DE ARTES

27/04 à 30/04
CAIXA TEATRO / FANTOCHE DE PALITO
TEATRO / ARTE VISUAL
Nesta semana iremos realizar um teatro de bonecos: É SIMPLES. Abaixo postarei alguns links para demonstrar algumas das possibilidades para produzir uma caixa teatro. Use o material que você tiver em casa... os bonecos são também simples; após escolher a história que irá brincar e contar, faça as personagens em desenho na folha sulfite. Pinte e recorte. Cole ( use cola ou fita adesiva) atrás dele um palito de churrasco, ou de sorvete ou um canudo para ser seu suporte.
IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDICIO), lápis de escrever, lápis de cor ou giz, canetinha, caixa de papelão (pode ser caixa de sapato), fita adesiva, cola colorida, tecido.
Veja as imagens e faça a sua:







Bonecos de palito





OBS: Em alguns dos vídeos, é usada a pistola de cola quente. NÃO USE. Se tiver em casa, só pode ser usada pelo seu responsável.
Acessar os links:
O vídeo abaixo está em italiano, porém é fácil de compreender:


FAÇA A HISTÓRIA QUE QUISER! SEJA ELA UM CLÁSSICO COMO CHAPEUZINHO VERMELHO OU UMA INVETADA POR VOCÊ... O IMPORTANTE É SE DIVERTIR E FAZER ARTE...






22/04/20 - QUARTA-FEIRA
Essa semana vamos conhecer um pouco sobre as parlendas. Você já conhece alguma? 

1.Assista nos links abaixo:


2.Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)
JOGOS DAS SÍLABAS

Explorar, no joguinho, os sons da letra “F”  e depois desenhar no caderno :
Uma figura que começa com cada barulho: FA-FE-FI-FO-FU-FÃO (que aparecer no joguinho) e escrever o nome de cada figura na frente (copiar do joguinho também)
Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)


23/04/20 - QUINTA-FEIRA
1.Hoje vamos conhecer um pouco mais dos contos clássicos. Assista Chapeuzinho vermelho.

A)Desenhe no seu caderno a parte da história que mais gostou.
B) Copie no seu caderno o nome da história (CHAPEUZINHO VERMELHO) e circule as letras vogais.


2.EXPLORE OS JOGUINHOS DE SOMA E DE SUBTRAÇÃO:


3.EXPLORE O JOGO MEMÓRIA DO ALFABETO NO LINK ABAIXO:




24/04/20 - SEXTA – FEIRA
1. Assistir a uma contação de história no YouTube: O lobo e os sete cabritinhos
Copie o nome da história no seu caderno (O LOBO E OS SETE CABRITINHOS) e desenhe a parte que mais gostou.

2.JOGO DA MEMÓRIA DOS CONTOS. CLIQUE NO LINK ABAIXO:

.3.Explorar o jogo dominó da alfabetização relacionando a letra da peça com a figura correta. Clique no link:

ATIVIDADE DE ARTES
22/04 à 24/04

O CORPO
ARTE VISUAL
Nesta semana iremos realizar experimentos artísticos com o tema: O CORPO. Inspirados na obra do artista Keith Haring (Pintor da POP ART dos anos 80) faremos desenhos da silhueta do corpo humano, ou seja, o contorno. Além de uma pintura sólida (uma cor somente dentro do corpo, objetos e fundo).
IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDÍCIO), lápis de escrever, lápis de cor ou giz (opcional) e canetinha.
1)     Acessar os links e escolha o desenho que fará:
·        https://www.youtube.com/watch?v=c9xULeyP0ic                         
·        https://www.youtube.com/watch?v=FZoqzWKkAFo                      
·        https://www.youtube.com/watch?v=A2q3TFIZ4fo                         
·        https://www.youtube.com/watch?v=otDun0z-1GU                       

FAÇA O DESENHO BEM GRANDE DE FORMA A OCUPAR A MAIOR PARTE DA FOLHA; PODE SER UM CORPO OU MAIS DE UM.
2)     Acessar os link para visualizar como pintar:
PINTE DE FORMA À COLORIR TODA FOLHA - CORPO, OBJETO (SE TIVER) E FUNDO; CANETINHA (PRETA) APENAS PARA CONTORNO.




( Semana de 13/04  a 17/04)


SEGUNDA-FEIRA 
Assistir uma contação de história no YouTube: O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA História infantil contada | Fafá Conta
Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)
JOGOS DAS SÍLABAS


EXPLORAR, NO JOGUINHO, OS SONS DA LETRA C”  E DEPOIS DESENHAR NO CADERNO :
Uma figura que começa com cada barulho: CA – CE – CI – CO -  CU – CÃO (que aparecer no joguinho) e escrever o nome de cada figura na frente (copiar do joguinho também)
Assista ao vídeo de depois faça um avião de papel:

TERÇA-FEIRA
Assistir uma contação de história no YouTube: VAZIO - história contada | Fafá Conta
Aprenda sobre os animais e seus diversos sons através do 
JOGO DOS ANIMAIS:  .


Qual animal faz o som mais legal? Desenhe no seu caderno!

QUARTA – FEIRA
Assistir uma contação de história no YouTube: BRANCA DE NEVE - história contada por Fafá conta

Aprender brincando com o app: Ler e Contar:
EXPLORE OS JOGUINHOS DE SOMA E DE SUBTRAÇÃO:


No seu caderno, desenhe:
UM TRIÂNGULO AMARELO, UM QUADRADO AZUL E UM CÍRCULO VERMELHO


QUINTA- FEIRA
Que tal relembrar a história do LIVRO “O PASSARINHO RAFA”? Que tal visita-la novamente?

Peça ajuda a alguém da família.
Aprender brincando com o app: Ler e Contar:
JOGOS DAS SÍLABAS    
EXPLORAR, NO JOGUINHO, OS SONS DA LETRA D” E DEPOIS DESENHAR NO CADERNO :
Uma figura que começa com cada barulho: DA – DE – DI – DO -  DU – DÃO (que aparecer no joguinho) e escrever o nome de cada figura na frente (copiar do joguinho também)
Aprender e praticar a brincadeirinha musical (PALAVRA CANTADA) do vídeo com alguém da família:

SEXTA-FEIRA
Assistir uma contação de história no YouTube: DONA BARATINHA, história contada | Fafá Conta
Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)
Aprender brincando com o app: Ler e Contar:
EXPLORE OS JOGUINHOS DE SOMA E DE SUBTRAÇÃO:

Assistir e brincar com as canções do GRUPO TRIII:
Desenho no seu caderno como está o crescimento do pezinho de feijão que você plantou.

DICAS E OBSERVAÇÕES:
Avançar nos joguinhos do APP somente quando a criança demonstrar ter aprendido o conteúdo de cada etapa
Link Pra baixar:    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar
Os conteúdos infantis do App GLOBOPLAY estão liberados, Telecine dá 30 dias grátis pra teste, se não testou Netflix ainda, agora é um bom momento pra usar seus 30 grátis também
Use os 30 dias de teste um de cada vez pra ter acesso à conteúdos por um maior período de tempo.


ATIVIDADE DE ARTES

ARTE VISUAL / CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Nesta semana iremos realizar experimentos artísticos com um material bem diferente: COLA COLORIDA. Este material veio no Kit de materiais e ainda não o utilizamos em sala de aula. CUIDADO!!! Como não fizemos trabalhos com a cola colorida, não tive a oportunidade de explicar como usá-la; Por isso lembremos das dicas do uso da cola branca, a ideia é a mesma, porém ela é para contorno e preenchimento de cor (como lápis de cor ou giz) e não colagem. Estarei anexando três tipos de atividades, com níveis de dificuldades diferentes. Ouse, se desafie e crie obras de arte.

IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDICIO), cola colorida, lápis de escrever, lápis de cor ou giz (opcional).
 1)      Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=mjNX7GPdkJM. Veja o vídeo até o final, reveja e preste atenção a cada detalhe para realizar seu trabalho. 
                1ª opção - desenho de rosto, lembre-se que o desenho é só na metade da folha, para depois fecha-la e surgir a outra metade.
              2ª opção – desenho livre, usando somente metade da folha, para depois fecha-la e surgir a outra metade. Pode ser mais do que um. Veja o vídeo todo para poder escolher a opção que você consiga realizar.
  
  2)      Neste exercício, mostrarei dois exemplos de uso da cola colorida:


EXEMPLO 1
Este é um exemplo de desenho que ocupa a folha toda, nele foi feito o contorno somente com a cola colorida e a pintura com lápis de cor. Além de pontilhado ao redor da folha.

   
EXEMPLO 2
 Este outro exemplo de desenho que ocupa a folha toda, contudo foi feito o contorno e a pintura com a cola colorida. Neste exemplo usou-se folhas de árvore; Pode ser esse ou outro qualquer de sua criatividade. CUIDADO!!! Lembrem-se que para pintar com tinta ou a cola colorida o desenho tem de ser grande.

      1)      Para finalizar, uma contação de história. Veremos a leitura do livro: “O Cabelo de Lelê” de Valéria Belem e ilustrações de Adriana Mendonça.
      Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU veja a contação do livro e faça um desenho baseado na história, porém o cabelo da personagem principal será feito com o contorno de cola colorida, faça vários cachinhos. Veja o exemplo:


Neste exemplo, há somente o rosto. Pode-se fazer o corpo e objetos da história (Bicicleta, livro, etc.). Use a cola colorida para contorno; Pintura com lápis de cor ou giz de cera.



 ( Semana de 06/04  a 10/04)



 SUGESTÃO DE ROTINA SEMANAL   06/04/20 A 10/04/20

   SEGUNDA-FEIRA - 06/04
·          Assistir a história: Os três porquinhos,  YouTube:
·       
         Após ouvir a história faça um desenho da parte que mais gostou no seu caderno de classe.
·         
                Agora é hora de jogo da memória!! “Os três porquinhos”, entrar no link:  
·      
             Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)

       Pesquise, recorte e cole as letras do seu nome no caderno de classe.
·        
        Pense em dois objetos que comecem com a letra inicial do seu nome e desenhe no caderno.
·        
          Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)
·                 JOGOS DO ALFABETO  



    TERÇA-FEIRA - 07/04
·     Ouvir a história Palavras, muitas palavras, de Ruth Rocha no YouTube:
       Link:  https://www.youtube.com/watch?v=VkZVCz_6vmo
·    
          Agora volte um pouquinho na história e veja quais foram as palavras que a autora escreveu com a letra inicial do seu nome e copie no seu caderno de classe.
·    
          Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)
·    
            Copiar o numeral até 20 e depois recitar o nome de cada número na sequência (2 vezes)
·     
            Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)
·        JOGO DOS NUMERAIS   

     QUARTA – FEIRA  - 08/04
·           Assistir uma contação de história no YouTube João e o pé de feijão:
·      
         Vamos plantar um feijão também? Pegue um potinho, coloque alguns grãos de feijão sobre um algodão umedecido e molhe um pouquinho por dia. O seu feijão vai crescer e depois você pode levá-lo à escola para mostrar aos amigos!!
·      
               Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)
·           
       Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)
·         
            Copiar o numeral até 20 e depois recitar o nome de cada número na sequência (2 vezes)
·       
               Jogo de sequência lógica das formas:
·        
           Para treinar o alfabeto:

  

    QUINTA- FEIRA - 09/04
·         Como vocês já sabem, não podemos esquecer de lavar as mãos!! Assista o vídeo musical:   
·     
              Pesquise na sua casa algum produto que usamos para higiene do nosso corpo. Se possível, cole o rótulo da embalagem no seu caderno de classe.
·           
              Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)
·          
           Copiar o numeral até 20 e depois recitar o nome de cada número na sequência (2 vezes)
     
       Chame alguém da família para brincar de Vivo ou Morto com você.
·         
            Para treinar o alfabeto:
·        
       Faça um desenho da sua mão contornando-a. Depois pinte do jeito que quiser!!
  
 SEXTA-FEIRA  - 10/04
·        Assistir uma cantação de história no YouTube: Grupo Triii  - A E I O U
·        
         Após ouvir a música do Grupo Triii faça um desenho para representar cada uma das vogais.

           Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)
·          
        Para treinar o alfabeto:
·        
        Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)
·        JOGO DOS NUMERAIS   
·        
              Faça um desenho livre!

DICAS E OBSERVAÇÕES:
Avançar nos joguinhos do APP somente quando a criança demonstrar ter aprendido o conteúdo de cada etapa.
Link Pra baixar:    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar
Os conteúdos infantis do App GLOBOPLAY estão liberados, Telecine dá 30 dias grátis pra teste, se não testou Netflix ainda, agora é um bom momento pra usar seus 30 grátis também
Use os 30 dias de teste um de cada vez pra ter acesso à conteúdos por um maior período de tempo.

         ATIVIDADE DE ARTES PARA SEMANA
ARTE VISUAL / TEATRO (FANTOCHE) / MÚSICA / EXPRESSÃO CORPORAL
Na última semana, após revemos e refizemos nossos últimos aprendizados em sala de aula. Iremos agora realizar experimentos artísticos onde nos desafiaremos em trabalhos artesanais, brincadeiras dançantes e contação de história com fantoches de papel. Estarei anexando vários tipos, com níveis de dificuldades diferentes. Ouse, se desafie e crie obras de arte. Dance e cante com toda a energia. Faça teatro com bonecos e se quiser seja você o personagem, faça sua improvisação e apresente para sua família.

IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de dobradura e desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDÍCIO), tesoura, cola, lápis de escrever, depois contorno de canetinha (opcional) e finalizar com pintura usando lápis de cor.
            1)     Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=d4szCkWxLxU e faça o desenho utilizando as mãos como molde para outros desenhos. Use da criatividade e realize o desenho que você achar mais interessante, pode ser mais do que um e pode também criar um novo modelo. Veja o vídeo todo para poder escolher a opção que você consiga realizar.
                2)     Acessar os links: https://www.youtube.com/watch?v=TvQ6ZfU_XVg (origami fantoche de cachorro); https://www.youtube.com/watch?v=d-kqH83tmoI (origami fantoche de gato). Feito os origamis, brinque de contação de história utilizando esta fábula:
FÁBULA: O GATO E O CACHORRO
Havia em uma casa um gato e um cachorro, os quais tinham vida muito diferentes. Faísca era um gato muito mimado que vivia livre, tanto dentro como fora da casa de seus donos, já Bobi, o cachorro, passava todo o tempo amarrado e isolado no fundo do quintal. Faísca zombava de Bobi por ele viver acorrentado e sem ter a liberdade para correr e brincar com seus amigos.
Certo dia Faísca estava passeando tranquilamente, pela rua, quando um Buldogue começou a persegui-lo e o encurralou em um beco sem saída. O gato com muito medo estava ameaçado, mas Bobi sentindo que Faísca estava em perigo, arrebentou a corrente que prendia-o e correu para defender o felino.
Depois de Bobi ter salvo a vida de Faísca e ensinado uma grande lição, os dois tornaram-se grandes amigos.

MORAL: Retribua o mal com o bem, sem olhar a quem.
Cristian A. Steilmam

            3)     Para finalizar vamos cantar, brincar e dançar com objetos, palmas e expressão corporal. Acessar os links:
    
    

    Assista e repita os movimentos, gestos, som e canto. Divirta-se fazendo arte!!!




 ( Semana de 30/03  a 03/04)


SEGUNDA-FEIRA 30/03
1. Assistir à contação de história no YouTube: O BATUQUINHO, história contada I Fafá Conta.
Link:

2. Praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

3. Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)

4. Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)


JOGOS DO ALFABETO  
 
5. Assistir ao “DVD completo” do Tiquequê (disponível no YouTube)
Link:

6. Fazer uma dobradura de um cachorro
Link:


TERÇA-FEIRA 31/03
1. Assistir à contação de história no YouTube: A BRUXA DO BATOM BORRADO - história infantil por Fafá conta

2. Mais uma vez, vamos praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

3. Copiar os numerais de 1 até 20 e depois recitar o nome de cada número na sequência (2 vezes)

4. Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)

JOGO DOS NUMERAIS  
5. Aprender e praticar a brincadeirinha musical do vídeo abaixo com alguém da família
Link:

6. Fazer um brinquedo de material reciclável:
Link:

QUARTA-FEIRA 01/04
1. Assistir à contação de história no YouTube: MARCELO, MARMELO, MARTELO - história infantil contada por Fafá conta

2. Vamos novamente praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

3. Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)

4. Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store):

JOGOS DO ALFABETO   
5. Aprender e praticar a brincadeirinha musical do vídeo abaixo com alguém da família
6. Convidar alguém pra fazer a brincadeira do Barbante com você. Aprenda essa brincadeira na página abaixo.
Link:

QUINTA-FEIRA 02/04
1. Assistir a um filme

2. Novamente, praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

3. Copiar os numerais de 1 até 20 e depois recitar o nome de cada número na sequência (2 vezes)

4. Fazer uma dobradura de um coração
Link

SEXTA-FEIRA 03/04
1. Assistir à cantação de história no YouTube: Grupo Triii e Palavra Cantada - Sopa Supimpa

2. Novamente, praticar a escrita do nome completo (copiar do crachá, ou alguém da família escrever para a criança copiar)

3. Copiar o alfabeto e depois recitar o nome de cada letra na sequência (2 vezes)

4. Aprender brincando com o app: Ler e Contar (gratuito na Play Store)

JOGO DOS NUMERAIS    
5. Assistir e brincar com as canções do GRUPO TRIII
Link:

6. Procure algum vídeo no youtube ensinando a fazer uma dobradura e faça a dobradura que escolheu.

DICAS E OBSERVAÇÕES:
Avançar nos joguinhos do APP somente quando a criança demonstrar ter aprendido o conteúdo de cada etapa
Link Pra baixar: 

- Os conteúdos infantis do App GLOBOPLAY estão liberados
- Telecine dá 30 dias grátis pra teste
- se não testou Netflix ainda, agora é um bom momento pra usar seus 30 grátis também
Use os 30 dias de teste um de cada vez pra ter acesso à conteúdos por um maior período de tempo.

                        ATIVIDADE DE ARTES PARA SEMANA

ARTE RUPESTRE

Na última semana aprendemos que a arte surgiu com os “homens das cavernas”. Vamos realizar vários desenhos para registrar esta aula.

IMPORTANTE:
Realizar o desenho com lápis de escrever, depois contorno de canetinha (opcional) e finalizar com pintura usando lápis de cor.
1)     Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=H2UfCDSLaFs e fazer o desenho de um dinossauro.



Fazer desenho de árvores, flores, folhas e frutos                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua visita é sempre bem vinda. O seu comentário será publicado assim que a administradora for notificada.