Bom dia, para melhorar o atendimento às famílias criamos uma conta no Whatsapp.

Assim pedimos que todas as questões e solicitações sejam encaminhadas para o número 3722-7802

Link para o número do whatsapp:

https://wa.me/message/5TIGNFSMLJ7NJ1

Email:emef.clotildebarraquet@educa.campinas.sp.gov.br

Atividades - Terceiros anos

Roteiro de Estudos

Semana 30/11 a 04/12/20

Semana 23 a 27/11/20

Semana 09 a 13/11/20



Semana 03 a 06/11/20



Semana 26 a 29/10/20



Semana 19 a 23/10/20



Semana 05 a 09/10/20



Semana 28/09 a 02/10/20



Semana 21 a 25/09/20



Semana 14 a 18/09/20
Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 31/08 a 04/09/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 24 a 28/08/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar a atividade de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 17 a 21/08/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Clique aqui para acessar a atividade de Educação Física.

Semana 10 a 14/08/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 03 a 07/08/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para ler a lenda do Boitatá.

Clique aqui para acessar a lenda da Mula Sem Cabeça.

Clique aqui para acessar a atividade de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 20 a 24/07/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.


Semana 13/07 a 17/07/20



Semana 06/07 a 10/07/20
Essa semana não serão postadas nova atividades, para que os alunos e suas famílias possam se organizar e colocar em dia as atividades anteriores.
Os Professores continuam à disposição pela Plataforma e nos grupos de WhatsApp.


Semana 29/06 a 03/07/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.



Semana 22/06 a 26/06/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.



Semana 15/06 a 19/06/20
Show de Alunos 1ª Edição - Os Saltimbancos

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.


Semana 08/06 a 12/06/20
Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física



Semana 01/06 a 05/06/20
Carta às famílias. Clique aqui para acessar.

Clique aqui para acessar as atividades de Leitura e Escrita.

Clique aqui para acessar as atividades de Artes.

Clique aqui para acessar as atividades de Educação Física.



Semana 28/05 a 29/05/20
Clique aqui para acessar as atividades de 28 a 29/05/20.

Semana 18/05 a 22/05/20
Clique aqui para acessar as atividades de 18 a 22/05/20.


Semana 11/05 a 15/05/20

SEGUNDA

VEJA A HISTÓRIA:


TERÇA

LEIA O TEXTO E RESPONDA EM SEU CADERNO:
 ANIVERSÁRIO NA SALA DE AULA
ADRIANA ESTÁ FAZENDO SETE ANOS. SEUS COLEGAS RESOLVERAM FAZER UMA FESTA SURPRESA. A PROFESSORA PATRÍCIA PREPAROU TUDO PARA A HORA DO RECREIO.
ADRIANA GANHOU VÁRIOS PRESENTES DOS COLEGAS E DA PROFESSORA. PEDRO LHE DEU UM LIVRO ILUSTRADO; BRUNA, UM BRINQUEDO; BRENO, UM PORTA-RETRATOS; CRISTINA, UM PAR DE BRINCOS DE ESTRELINHAS; E A PROFESSORA, UMA BONECA COM CHEIRO DE FRUTAS.
ADRIANA FICOU MUITO ALEGRE COM A “FESTA SURPRESA” E, DEPOIS DE SOPRAR AS SETE VELINHAS, AGRADECEU A  TODOS COM ABRAÇOS E BEIJOS.

COMPREENSÃO ORAL E ESCRITA
 01- QUANTOS ANOS ADRIANA ESTÁ FAZENDO?
_____________________________________________________________

02- QUAL O NOME DA PROFESSORA DE ADRIANA?
_____________________________________________________________

03- O QUE A ANIVERSARIANTE FAZ ANTES DE SOPRAR AS VELINHAS?
_____________________________________________________________

04- QUANTOS PRESENTES ADRIANA GANHOU?
_____________________________________________________________

05- QUAIS OS PRESENTES QUE ADRIANA GANHOU?
_____________________________________________________________

06EM UMA FESTA SURPRESA QUEM É A ÚNICA PESSOA QUE NÃO PODE SABER DA FESTA?
_____________________________________________________________
_____
QUARTA

OBSERVE O MAPA DO BRASIL.



LOCALIZE O ESTADO EM QUE VOCÊ MORA E ESCREVA NO CADERNO.

CONTE QUANTOS ESTADOS TEM NO MAPA DO BRASIL E ANOTE EM SEU CADERNO.

COPIE TODOS OS ESTADOS EM SEU CADERNO COLOCANDO-OS NA ORDEM ALFABÉTICA.

  
QUINTA

ESCREVA NO SEU CADERNO, NUMERAIS DE 600 À 700.


SEXTA

OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA EM SEU CADERNO:






ATIVIDADE DE ARTES

11/05 a 15/05

EXPRESSÃO CORPORAL / ARTES VISUAIS / TEATRO / MÍMICA

Afinal, não é só sua boca que fala, mas o seu corpo também. E muitas vezes os gestos de uma pessoa comunicam mais do que as palavras. Curioso para saber o que o seu corpo tem a dizer? Então, vamos fazer atividades para conhecer a importância dessa forma de comunicação e de fazer ARTE!


EXPRESSÕES FACIAIS
A expressão facial é um ou mais movimentos dos músculos do rosto. Estes movimentos significam a transmissão de alguma emoção.
As expressões faciais são uma forma de comunicação não verbal. Elas são os principais meios de transmissão de informações sociais entre os seres humanos. 



  Seguem alguns exemplos de expressões faciais, observe:

Aula 1
1)    No quadro abaixo há nove desenhos de rostos e expressões faciais incompletos. Refaça eles no seu caderno de artes e complete-os. Desenhe e pinte as nove expressões faciais abaixo e escreva embaixo do rosto que sentimento está sentido:


IMPORTANTE:

Realizar o desenho com lápis de escrever, depois contorno de canetinha (opcional) e finalizar com pintura usando lápis de cor.

2) Agora é a hora de deixar a vergonha de lado e brincar de frente ao espelho com expressões faciais. Escolha algumas expressões para serem reproduzidas em frente ao espelho, se desafie a fazer o maior número de possibilidades. Após o treino escolha três diferentes expressões e tire três selfies ou peça para alguém tirar a foto. Depois encaminhe ao professor. Capricha! Pois quem compartilhar, terá uma surpresa ao final da semana...


Aula 2 
A mímica é a forma de expressão artística e corporal mais antiga. Trata-se de uma arte silenciosa que exige que o artista se comunique através do movimento corporal, gestos e expressões faciais. Com o passar dos anos, a mímica tem evoluído e atualmente, existem muitas técnicas e estilos diferentes. Para ser um bom mímico, é preciso primeiramente treinar: Finja pegar um objeto – Pente, escova de dente, bola, etc.; Finja comer algo – maçã, banana, sanduiche, etc; Finja fazer algo – empinar pipa, usar o controle remoto, usar o celular, etc.
Após o treino, vamos tentar fazer uma pequena cena. São três propostas, escolha uma delas e ensaie por uns quinze minutos no mínimo e depois tente faze-la. Se tiver um público (sua família) melhor ainda... Mas se não tiver, também não tem problema. O importante é se divertir.

1)      Esta cena é de um dos mais famosos mímicos, ele se chama Marcel Marceau e a cena mostra um artista de circo e suas várias apresentações (A cena começa no minuto 01:05 do vídeo). https://www.youtube.com/watch?v=8WxD50g37So
2)      Este vídeo é de um artista/ palhaço brasileiro chamado Evandro Heringer. São cinco cenas rápidas de aproximadamente 30 segundos cada uma.
3)      Mímica em DUPLA. Esta cena necessita de mais uma pessoa. Feito por dois palhaços que brigam por conta de uma cadeira.


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Terça-feira 12/05

Título:Que jogo é esse?

Instruções:
Olá turminha, tudo bem com vocês? 
Uma atividade de conhecimento! Falamos muito sobre duas atividades coletivas, antes da paralisação, atividades essas que movimentavam bastante o corpo, por isso deixei aqui embaixo algumas perguntas para saber se vocês ainda lembram do que conversamos. Tente buscar aí na sua memória, pois sei que você vai lembrar.
Um abraço!


Atividade
1 - Que Jogo é esse?
a. Queimada
b. Pega-pega
c. Esconde-esconde
d. Amarelinha
e. Rouba-bandeira

2 - É um jogo coletivo ou individual?
a. Coletivo
b. Individual

3 - Quantos jogadores por equipe podem jogar em uma mesma partida?
a. Apenas 2 jogadores
b. 4 jogadores
c. Até 10 jogadores
d.Quantos couberem na quadra

4 - O que acontece se a bola arremessada por um jogador da equipe adversária tocar nas costas do jogador?
a. O jogador deverá fazer polichinelo, pois foi o combinado do jogo
b. O jogador deverá cantar uma música, pois se trata de um pega-pega música
c. O jogador deverá se encaminhar para o cemitério, pois foi queimado
d.O jogador deverá beber água e dar duas voltas em torno da quadra

5 - Qual a parte do corpo é considerada fria, neste jogo?
a. Pés e Mãos
b. Costas e Ombros
c. Barriga e Cabeça
d. Mãos e Cabeça

 (04/05 a 08/05)


SEGUNDA-FEIRA (04/05)
PORTUGUÊS
ACESSE O LINK PARA ASSITIR A FÁBULA “O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE”:
Agora que você conhece a fábula, escreva-a contando com suas próprias palavras no seu caderno.

TERÇA-FEIRA (05/05)
MATEMÁTICA


QUARTA – FEIRA (06/05)
PORTUGUÊS
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Leia o texto e responda as questões em seu caderno.
QUINTA – FEIRA (07/05)
GEOGRAFIA/HISTÓRIA/CIÊNCIAS
1-    ACESSE O LINK

2-    LEIA E RESPONDA EM SEU CADERNO


SEXTA-FEIRA (08/05)
PORTUGÊS

MATEMÁTICA

Problemas (Faça apenas as continhas em seu caderno.)

1- NO SÍTIO DE PIETRO TEM 12 CAVALOS, 16 PORCOS E 8 VACAS. QUANTOS ANIMAIS TEM NO SÍTIO DA AVÓ DE PEDRO?

2 – O PRÉDIO ONDE LORENZO MORA TEM 3 ANDADES. CADA ANDAR TEM 4 APARTAMENTOS. QUAL É O TOTAL DE APARTAMENTOS DO PRÉDIO INTEIRO?

3 – NA FAZENDA DO MEU AVÔ HAVIA 58 FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAVAM NA COLHEITA DE LARANJA. NESTA SEMANA ELE CONTRATOU MAIS 22. QUANTOS FUNCIONÁRIOS AO TODO TRABALHAM NA FAZENDA DO MEU AVÔ?

4- NO MEU BAIRRO TEM 3 PADARIAS, 4 MERCEARIAS, 1 MERCADO GRANDE, 4 LANCHONETES, 3 SALÕES DE CABELEIREIROS E 2 PIZZARIAS. QUAL É O TOTAL DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO MEU BAIRRO?




ATIVIDADE DE ARTES
04/05 a 08/05


ARTE INDÍGENA

ARTE VISUAL / MÚSICA / DANÇA



Nesta semana iremos realizar experimentos artísticos com o tema: ARTE INDÍGENA. No dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio; povo de grande importância para a cultura brasileira. Faremos duas atividades nesta semana. Primeiramente as ARTES VISUAIS com Dobradura, recorte e colagem e pintura. Na segunda, veremos brincadeiras usando músicas e danças típicas dos índios. Estarei anexando tipos de atividades, com níveis de dificuldades diferentes. Ouse, se desafie e crie obras de arte.



IMPORTANTE:

Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDICIO), tesoura, cola branca, cola colorida, lápis de escrever, lápis de cor ou giz (opcional).





Aula 1 - Veja a sequência de imagens e aprenda o passo-a-passo da atividade de dobradura; Se preferir acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=jJjvbXHRBb8  e veja um vídeo demonstrativo bem semelhante, mas com algumas diferenças;

























 Aula 2 - Neste exercício, utilizaremos o canto e a expressão corporal para realizar a arte de uma forma bem divertida e expressiva. Veremos duas canções indígenas: “Toc Patoc” e “Ua tá Tá”.

Acessar os links: https://www.youtube.com/watch?v=3fOZahGaS20 (TOC PATOC)
                             https://www.youtube.com/watch?v=R5zI0i1-wXg (UA TA TA)
Para a segunda canção será necessário um COPO DE PLÁSTICO para parte da coreografia.


Vamos celebrar a cultura indígena fazendo arte



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                                           (04/05 a 08/05)                                    

ATIVIDADES SEGUNDA-FEIRA (27/04)
PORTUGUÊS


AS PALAVRAS QUE DÃO NOME A PESSOAS, ANIMAIS, PLANTAS, OBJETOS, LUGARES, IDEIAS, SENTIMENTOS, COISAS EM GERAL SÃO CHAMADOS SUBSTANTIVOS.

EXISTEM OS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E OS SUBSTANTIVOS COMUNS.
1-    FAÇA UMA LISTA COM 20 NOMES DE SUBSTANTIVOS COMUNS. PROCURE POR COISAS QUE EXISTE NA SUA CASA.

 2-    FAÇA UMA LISTA DE 10 NOMES DE SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS. PODE SER NOME DE PESSOAS, CIDADES OU PAÍSES.

  3-    COPIE NO SEU CADERNO E FAÇA A ATIVIDADE.







TERÇA-FEIRA (28/04)
MATEMÁTICA
 1-    VEJA O GRÁFICO E RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO

1-    VEJA O GRÁFICO E RESPONDA EM SEU CADERNO
QUARTA – FEIRA (29/04)

PORTUGUÊS
COPIE O TEXTO EM SEU CADERNO COM LETRA DE MÃO(CURSIVA)
E RESPONDA AS PERGUNTAS:





QUINTA – FEIRA (30/04)

GEOGRAFIA/HISTÓRIA/CIÊNCIAS
CORPO E MOVIMENTO
1-    LEIA E RESPONDA EM SEU CADERNO



2-    FAÇA ESSA ATIVIDADE EM SEU CADERNO





SEXTA-FEIRA (01/05)


PRODUÇÃO DE TEXTO


27/04 à 30/04
CAIXA TEATRO / FANTOCHE DE PALITO
TEATRO / ARTE VISUAL
Nesta semana iremos realizar um teatro de bonecos: É SIMPLES. Abaixo postarei alguns links para demonstrar algumas das possibilidades para produzir uma caixa teatro. Use o material que você tiver em casa... os bonecos são também simples; após escolher a história que irá brincar e contar, faça as personagens em desenho na folha sulfite. Pinte e recorte. Cole ( use cola ou fita adesiva) atrás dele um palito de churrasco, ou de sorvete ou um canudo para ser seu suporte.
IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDICIO), lápis de escrever, lápis de cor ou giz, canetinha, caixa de papelão (pode ser caixa de sapato), fita adesiva, cola colorida, tecido.
Veja as imagens e faça a sua:







Bonecos de palito





OBS: Em alguns dos vídeos, é usada a pistola de cola quente. NÃO USE. Se tiver em casa, só pode ser usada pelo seu responsável.
Acessar os links:


O vídeo abaixo está em italiano, porém é fácil de compreender:


FAÇA A HISTÓRIA QUE QUISER! SEJA ELA UM CLÁSSICO COMO CHAPEUZINHO VERMELHO OU UMA INVETADA POR VOCÊ... O IMPORTANTE É SE DIVERTIR E FAZER ARTE...






XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


QUARTA-FEIRA (22/04)

(Faça o cabeçalho em seu caderno, como de costume)

Hoje vamos conhecer mais um pouco da cultura indígena.
1 - Assista o vídeo no link abaixo, observando como é a rotina de um menino indígena chamado Jhonatan.

2 - Descreva, em seu caderno, como é a vida e a rotina do menino, onde ele mora, como vai para a escola, se gosta ou não de estudar e quais brincadeiras ele faz quando está na aldeia.


MATEMÁTICA

QUINTA-FEIRA (29/04)

(Faça o cabeçalho em seu caderno. Como de costume)

Assim como Jhonatan, você também tem uma rotina.
Escreva em seu caderno um relato pessoal contado como está sendo sua rotina neste período de isolamento social. Fale as coisas que você tem feito, do que você mais gosta ou menos gosta, como se sente... Não se esqueça de revisar seu texto após o término da escrita.


MATEMÁTICA – SITUAÇÕES-PROBLEMA

1 – Meu irmão mais velho tem 24 anos de idade. Eu tenho 8 anos. Quantos anos meu irmão tem a mais que eu?

2 – Se eu somar a idade minha e a do meu irmão, quantos anos teremos juntos?

3 – Se eu somar a minha idade três vezes, eu terei mais ou menos anos que meu irmão?


SEXTA-FEIRA (30/04)

Hoje vamos conhecer uma lenda Apache que conta como o céu foi criado. Convide sua família para assistir com você. Bom filme!

(Faça o cabeçalho como de costume)

Anote em seu caderno:
O que você achou do filme? Por quê?

MATEMÁTICA

ATIVIDADE DE ARTES
22/04 à 24/04

O CORPO
ARTE VISUAL
Nesta semana iremos realizar experimentos artísticos com o tema: O CORPO. Inspirados na obra do artista Keith Haring (Pintor da POP ART dos anos 80) faremos desenhos da silhueta do corpo humano, ou seja, o contorno. Além de uma pintura sólida (uma cor somente dentro do corpo, objetos e fundo).
IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDÍCIO), lápis de escrever, lápis de cor ou giz (opcional) e canetinha.
1)     Acessar os links e escolha o desenho que fará:
·        https://www.youtube.com/watch?v=c9xULeyP0ic                         
·        https://www.youtube.com/watch?v=FZoqzWKkAFo                      
·        https://www.youtube.com/watch?v=A2q3TFIZ4fo                         
·        https://www.youtube.com/watch?v=otDun0z-1GU                       

FAÇA O DESENHO BEM GRANDE DE FORMA A OCUPAR A MAIOR PARTE DA FOLHA; PODE SER UM CORPO OU MAIS DE UM.
2)     Acessar os link para visualizar como pintar:
PINTE DE FORMA À COLORIR TODA FOLHA - CORPO, OBJETO (SE TIVER) E FUNDO; CANETINHA (PRETA) APENAS PARA CONTORNO.
.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


 (13 de Abril a 17 de Abril)
SEGUNDA-FEIRA 13/04

(Fazer o cabeçalho no caderno como de costume )

 1 - Acesse o site http://www.escolagames.com.br/, clique na aba LIVROS e selecione a história “A princesa do vale verde”.

 **** Ouça primeiro a história e acompanhe a leitura. Depois leia a história sozinho ou com auxílio de alguém da família.

2- Em seu caderno, anote o nome da história e o autor. Depois reescreva a história com suas palavras.

3 – Peça que alguém leia com você e faça as correções.



TERÇA-FEIRA 14/04
 (Fazer o cabeçalho no caderno como de costume )

1. Ouça novamente a história do dia anterior

 (Copie e responda em seu caderno)

a) Para preservar o meio ambiente, quais foram as tarefas que a Sofia distribuiu para:
  A vovozinha ______________________________________________________ __________________________________________________________________ 

 O lobo mau: _____________________________________________________ _________________________________________________________________ 

Os três porquinhos: ________________________________________________ ___________________________________________________________________ 

Os sete anões: _____________________________________________________ ___________________________________________________________________ 

Gepeto: __________________________________________________________ ___________________________________________________________________

A pequena sereia: __________________________________________________ ___________________________________________________________________ 


2 – Muitos desses personagens que aparecem na história são personagens de outras histórias infantis. Você consegue identificar algumas delas? Anote-as em seu caderno.



QUARTA-FEIRA 15/04
(Fazer o cabeçalho no caderno como de costume )

 1 – Acesse novamente o site e leia algum livro de sua escolha.

 2- Reescreva as frases colocando as palavras em ordem correta: 

a) UMA LINDA SOFIA É PRINCESA. ________________________________________________________ 

b) CANTA OS PASSARINHOS ELA COM. __________________________________________________________ 

c) PELAS COM LOBOS CORRE OS. _________________________________________________________ 

d) BOTOS NADA COM CACHOEIRA OS NA. ________________________________________________________ 

e) ÁRVORES NAS SOBE SEU CHICO AMIGO COM. _________________________________________________________ 

3 - Crie novas frases com as palavras que estão em destaque no exercício anterior. 



QUINTA-FEIRA 16/04
(Fazer o cabeçalho no caderno como de costume ) 

1 - Acesse o site http://www.escolagames.com.br/, clique na aba MÉDIO, selecione o quadrinho CORONAVÍRUS para jogar. Anote no caderno o TÍTULO das dicas que vão aparecendo ao longo do jogo. 

2 – Resolva os probleminhas em seu caderno (anote só o cálculo e a resposta à pergunta) 

a) Em uma escola estão matriculados 176 alunos, mas como amanheceu chovendo faltaram 39 crianças. Quantas crianças compareceram às aulas? 

b) Em um dia, uma papelaria vendeu 38 lápis, 24 borrachas e 12 apontadores. Qual foi o total dos objetos vendidos neste dia?

c) A Mariana quer comprar uma camiseta que custa 40 reais. Ela olhou na carteira e só tinha 18 reais. Quantos reais estão faltando para ela comprar a camiseta?

SEXTA-FEIRA 17/04

IMPORTANTE: Esta atividade auxiliará as crianças a desenvolverem a habilidade de cálculo mental além de perceberem as diversas possibilidades de adição e subtração com o mesmo resultado em comum. 

Acesse https://www.youtube.com/watch?v=7EVf_Awqtq0 e convide alguém para fazer o jogo, com os materiais que você tiver disponível em casa. Em seguida é só convidar alguém para jogar e se divertir!

 SE PUDEREM, COMPARTILHEM FOTOS OU VÍDEOS DAS ATIVIDADES!!!

 Boa semana!


ATIVIDADE DE ARTES

ARTE VISUAL / CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Nesta semana iremos realizar experimentos artísticos com um material bem diferente: COLA COLORIDA. Este material veio no Kit de materiais e ainda não o utilizamos em sala de aula. CUIDADO!!! Como não fizemos trabalhos com a cola colorida, não tive a oportunidade de explicar como usá-la; Por isso lembremos das dicas do uso da cola branca, a ideia é a mesma, porém ela é para contorno e preenchimento de cor (como lápis de cor ou giz) e não colagem. Estarei anexando três tipos de atividades, com níveis de dificuldades diferentes. Ouse, se desafie e crie obras de arte.

IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDICIO), cola colorida, lápis de escrever, lápis de cor ou giz (opcional).
 1)      Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=mjNX7GPdkJM. Veja o vídeo até o final, reveja e preste atenção a cada detalhe para realizar seu trabalho. 
                1ª opção - desenho de rosto, lembre-se que o desenho é só na metade da folha, para depois fecha-la e surgir a outra metade.
              2ª opção – desenho livre, usando somente metade da folha, para depois fecha-la e surgir a outra metade. Pode ser mais do que um. Veja o vídeo todo para poder escolher a opção que você consiga realizar.
  
  2)      Neste exercício, mostrarei dois exemplos de uso da cola colorida:


EXEMPLO 1
Este é um exemplo de desenho que ocupa a folha toda, nele foi feito o contorno somente com a cola colorida e a pintura com lápis de cor. Além de pontilhado ao redor da folha.

   
EXEMPLO 2
 Este outro exemplo de desenho que ocupa a folha toda, contudo foi feito o contorno e a pintura com a cola colorida. Neste exemplo usou-se folhas de árvore; Pode ser esse ou outro qualquer de sua criatividade. CUIDADO!!! Lembrem-se que para pintar com tinta ou a cola colorida o desenho tem de ser grande.

      1)      Para finalizar, uma contação de história. Veremos a leitura do livro: “O Cabelo de Lelê” de Valéria Belem e ilustrações de Adriana Mendonça.
      Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU veja a contação do livro e faça um desenho baseado na história, porém o cabelo da personagem principal será feito com o contorno de cola colorida, faça vários cachinhos. Veja o exemplo:


Neste exemplo, há somente o rosto. Pode-se fazer o corpo e objetos da história (Bicicleta, livro, etc.). Use a cola colorida para contorno; Pintura com lápis de cor ou giz de cera.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



SEGUNDA-FEIRA 06/04

  OUÇA A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO AMARELO.
  Link:
  https://www.youtube.com/watch?v=Wvy560Pqz0c
 1-    EM SEU CADERNO ESCREVA QUAIS SÃO SEUS MAIORES MEDOS E EM QUE VOCÊ PODERIA TRANSFORMÁ-LOS. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO O QUE VOCÊ ESCREVEU.

  2-    VAMOS FAZER UM TREINO DAS FAMÍLIAS SILÁBICAS. ESCREVA EM SEU CADERNO 5 LINHAS DE CADA FAMÍLIA:
     CHA- CHE-CHI-CHO´-CHU
     NHA-NHE-NHI-NHO-NHU
     LHA-LHE-LHI-LHO-LHU

  3-    ESCREVA 5 PALAVRAS COM CH
  4-    ESCREVA 5 PALAVRAS COM LH
  5-    ESCREVA 5 PALAVRAS COM NH

  6-    COPIE AS PALAVRAS ABAIXO EM SEU CADERNO COM LETRA DE FORMA E DEPOIS COM LETRA DE MÃO (CURSIVA).
  LEIA EM VOZ ALTA. GRAVE UM VÍDEO DE VOCÊ LENDO E MANDE PARA A PROFESSORA.

Chapéu – chácara – chuva – achou – chave – bicho – chato – chute – China
Galinha – vizinho - amarelinha – amiguinho- dinheiro – unha – velhinho
Coelho – telhado – colher – mulher – palhaço – retalho – milho – melhor

  
 7-  RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE TENHAM AS LETRAS
  CH – NH- LH .. DEPOIS COLE EM SEU CADERNO.




TERÇA-FEIRA 07/04

HISTÓRIA “A PONTE”
PONTE

    1-    VAMOS FAZER O TREINO DA FAMÍLIA SILÁBICA:
 AN – EN – IN – ON – UN
AM – EM – IM – OM – UM
  
 ·       ESCREVER 5 LINHAS CADA UMA FALANDO O SOM DA LETRA.
 ·       ESCREVER 5 LINHAS CADA UMA COM LETRA DE MÃO (CURSIVA).


     2-  ESCREVA 10 PALAVRAS QUE TENHAM A SÍLABA: AN-EN-IN-ON-UN
PODE SER NO INÍCIO OU NO MEIO DA PALAVRA.


3-    ESCREVA 10 PALAVRAS QUE TENHAM AS SÍLABAS: AM-EM-IM-OM-UM
PODE SER NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FIM DA PALAVRA.


MATEMÁTICA

ESCREVA OS NUMERAIS DE 200 ATÉ 300.


PARA QUEM JÁ FEZ AS DE CIMA, SEGUE OUTRAS


GEOGRAFIA – HISTÓRIA- CIÊNCIAS
LEIA AS ATIVIDADES, COPIE NO CADERNO DE GEOGRAFIA-HISTÓRIA E CIÊNCIAS E RESPONDA:

SONS EM TODOS OS LUGARES
O SOM ESTÁ TÃO PRESENTE EM NOSSAS VIDAS QUE, MUITAS VEZES NÃO LEMBRAMOS QUE ELE EXISTE NEM PERCEBEMOS OS SONS AO NOSSO REDOR. O SOM PODE SER DA NATUREZA COMO PÁSSAROS, VENTO, CHUVA, OU PODE SER DA CIDADE COMO CARRO, COISAS CAINDO, ENTRE OUTRAS.

1-    FECHE OS OLHOS E ESCUTE O SOM DA SUA CASA.

2-    ESCREVA OS SONS QUE VOCÊ OUVIU E DIGA SE SÃO SONS DA NATUREZA OU DA CIDADE.

3-    DEPOIS RESPONDA:

·       QUAL FOI O PRIMEIRO SOM QUE VOCÊ OUVIU?
·       QUAL FOI O MAIS FORTE?
·       QUAL FOI O MAIS SUAVE?
·       DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU?
·       DE QUAL VOCÊ MENOS GOSTOU?

4-    ESCREVA SOBRE OS SONS QUE ATRAPALHAM UM ALUNO ESTUDAR EM CASA OU EM SALA DE AULA:

SONS DO NOSSO CORPO
5-    OBSERVE SEU CORPO E DESCUBRA QUAIS SÃO OS SONS DO SEU CORPO. ESCREVA TODOS QUE VOCÊ DESCOBRIR.
6-    OBSERVE A NATUREZA E ESCREVA QUAIS OS SONS QUE VOCÊ DESCOBRIU.



  QUARTA-FEIRA 08/04
           1-    VAMOS FAZER O TREINO DA FAMÍLIA SILÁBICA:
AS – ES – IS – OS – US

ESCREVER 5 LINHAS COM LETRA DE MÃO E DE FORMA


2-    ESCREVA 10 PALAVRAS QUE TENHAM AS SÍLABAS: AS-ES-IS-OS-US
PODE SER NO INICIO OU NO MEIO DA PALAVRA.


          3-    LEIA AS PALAVRAS E SEPARE AS SÍLABAS:
Copie no caderno com letra de mão (CURSIVA)
ASNO
CISNE
COSMO
ESPERTO
INSPIRAÇÃO
INSTITUTO
POSTURA
POSTE
TESTE
TESTURA
BISCOITO


       4-    LEIA O TEXTO E COPIE EM SEU CADERNO:

    MATEMÁTICA
   1-    ESCREVA OS NUMERAIS DE 400 ATÉ 500

         2-    RESOLVA AS OPERAÇÕES:



PARA QUEM JÁ FEZ AS DE CIMA, SEGUEM OUTRAS


MATEMÁTICA
 1-    ESCREVA NUMERAIS DE 500 ATÉ 600
 2-    DECOMPONHA E COMPONHA:
       
      3. COLOQUE O ANTECESSOR (QUE VEM ANTES) E O SUCESSOR (QUE VEM DEPOIS)




QUINTA-FEIRA 09/04

  1-    VAMOS FAZER O TREINO SILÁBICO DA FAMÍLIA: AR – ER- IR- OR- UR
ESCREVER 5 LINHAS COM LETRA DE FORMA E DE MÃO (CURSIVA).
   
  2-    ESCREVA 10 PALAVRAS COM AR- ER- IR- OR- UR.
  
   3-    COPIE NO CADERNO COM LETRA DE MÃO E SEPARE AS SÍLABAS

ÁRVORE
IRMÃO
ORQUÍDIA
ARMA
ORDEM
ORGULHO
ARTE
PORTA
PERTO
CARTA
FORTALEZA
   

  4-    ESCREVA NUMERAIS DE 400 ATÉ 500


PARA QUEM JÁ FEZ AS DE CIMA, SEGUEM OUTRAS

PORTUGUÊS

1-    TREINO DA FAMÍLIA SILÁBICA SSA-SSE-SSI-SS0-SSU


LEIA AS PALAVRAS DOS QUADROS ROSA, COPIE NO CADERNO E SEPARE AS SILÁBAS:



   SEXTA-FEIRA 09/04

  1-    LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E SEPARE AS SÍLABAS:
      Copie no caderno com letra de mão (CURSIVA)

PONTE –
JARDIM-
ÁRVORE-
PASSARINHOS-
MARGEM-
PRESENTE-
DORMINDO-
ALGUNS-
CAMINHO-
VIZINHO-
QUANDO-
TEMPO-
PINTAVA-
PACIÊNCIA-
MARGARIDAS-

    2       - COPIE NO CADERNO E RESOLVA OS PROBLEMAS:




PARA QUEM JÁ FEZ AS DE CIMA, SEGUEM OUTRAS


     LEIA O TEXTO E CONTINUE A HISTÓRIA:
   

ATIVIDADE DE ARTES PARA SEMANA06/04 A 10/04
ARTE VISUAL / TEATRO (FANTOCHE) / MÚSICA / EXPRESSÃO CORPORAL

Na última semana, após revemos e refizemos nossos últimos aprendizados em sala de aula. Iremos agora realizar experimentos artísticos onde nos desafiaremos em trabalhos artesanais, brincadeiras dançantes e contação de história com fantoches de papel. Estarei anexando vários tipos, com níveis de dificuldades diferentes. Ouse, se desafie e crie obras de arte. Dance e cante com toda a energia. Faça teatro com bonecos e se quiser seja você o personagem, faça sua improvisação e apresente para sua família.

IMPORTANTE:
Realizar os trabalhos de dobradura e desenho com folha sulfite A4 ou folha do caderno (SEM DESPERDÍCIO), tesoura, cola, lápis de escrever, depois contorno de canetinha (opcional) e finalizar com pintura usando lápis de cor.
            1)     Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=d4szCkWxLxU e faça o desenho utilizando as mãos como molde para outros desenhos. Use da criatividade e realize o desenho que você achar mais interessante, pode ser mais do que um e pode também criar um novo modelo. Veja o vídeo todo para poder escolher a opção que você consiga realizar.
                2)     Acessar os links: https://www.youtube.com/watch?v=TvQ6ZfU_XVg (origami fantoche de cachorro); https://www.youtube.com/watch?v=d-kqH83tmoI (origami fantoche de gato). Feito os origamis, brinque de contação de história utilizando esta fábula:
FÁBULA: O GATO E O CACHORRO
Havia em uma casa um gato e um cachorro, os quais tinham vida muito diferentes. Faísca era um gato muito mimado que vivia livre, tanto dentro como fora da casa de seus donos, já Bobi, o cachorro, passava todo o tempo amarrado e isolado no fundo do quintal. Faísca zombava de Bobi por ele viver acorrentado e sem ter a liberdade para correr e brincar com seus amigos.
Certo dia Faísca estava passeando tranquilamente, pela rua, quando um Buldogue começou a persegui-lo e o encurralou em um beco sem saída. O gato com muito medo estava ameaçado, mas Bobi sentindo que Faísca estava em perigo, arrebentou a corrente que prendia-o e correu para defender o felino.
Depois de Bobi ter salvo a vida de Faísca e ensinado uma grande lição, os dois tornaram-se grandes amigos.

MORAL: Retribua o mal com o bem, sem olhar a quem.
Cristian A. Steilmam

            3)     Para finalizar vamos cantar, brincar e dançar com objetos, palmas e expressão corporal. Acessar os links:
    
    


    Assista e repita os movimentos, gestos, som e canto. Divirta-se fazendo arte!!!





XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



 (30 de Março a 03 de Abril)

Olá, segue uma programação de estudos para semana


Segunda-feira - 30/03

PORTUGUÊS
1. Faça o cabeçalho no caderno como de costume

2 - Ouça a história no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Wvy560Pqz0c


No caderno, faça as atividades abaixo

3. ESCREVA COM SUAS PALAVRAS A HISTÓRIA QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR.

4. DO QUE VOCÊ TEM MEDO? POR QUÊ?

5. VAMOS FAZER COMO A CHAPEUZINHO, TROCAR AS SÍLABAS DE LUGAR E CRIAR
PALAVRAS NOVAS? EU JÁ FIZ A PRIMEIRA!

BRUXA
XABRU
TUBARÃO
RAIO
BARATA
DRAGÃO
LOBO

6. ESCREVA UMA FRASE PARA CADA PALAVRA QUE VOCÊ CRIOU NA QUESTÃO ANTERIOR  

    MATEMÁTICA
1. Escreva a sequência numérica de 100 a 150.  


Terça-feira -31/03

PORTUGUÊS
       
     1. Faça o cabeçalho no caderno como de costume
   
     2.  Ouça novamente a história no link abaixo:
Link:    
https://www.youtube.com/watch?v=Wvy560Pqz0c
3.  Leia o trecho abaixo e copie no caderno em letra cursiva:

“Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo,
aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada,
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia conto de fada,
e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem de amarelinha.
Tinha medo de trovão."


4. Neste trecho, do que a chapeuzinho tinha medo?

MATEMÁTICA
1. Copie no caderno as continhas e resolva-as:













Quarta-feira -01/04

PORTUGUÊS
       

     1. Faça o cabeçalho no caderno como de costume

     2. Leia o trecho abaixo e mostre o que você entendeu fazendo um desenho bem bonito no caderno:

Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol
Porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
deitada, mas sem dormir,

com medo de pesadelo.

3. Escreva as palavras do trecho que rimam com:
cobra

sujar

cair

parada


4. Copie todas as palavras que tem acento gráfico (~) (´) :

    MATEMÁTICA

4 – Acesse a página abaixo e resolva as continhas online:
Link:
https://www.imagem.eti.br/matematica/matematica-contas-de-adicao-com-quatro-digitos-1.php


Quinta-feira - 02/04


PORTUGUÊS
      1. Faça o cabeçalho no caderno como de costume
    
      2. Leia o trecho abaixo e copie no caderno em letra cursiva:

o medo mais que medonho
era o medo do tal do LOBO.
Um LOBO que nunca se via,
que morava lá pra longe,
do outro lado da montanha,
num buraco da Alemanha,
cheio de teia de aranha,
numa terra tão estranha,
que vai ver que o tal do LOBO
nem existia.

 3. Copie no caderno todas as palavras escritas com NHA e NHO:

 4. Por que a palavra "Alemanha" está escrita com letra inicial maiúscula?

 5. Escreva mais cinco nomes de países que você conhece. Pode procurá-los na página abaixo. 
Link:

https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/wp-content/uploads/2015/04/mapa-mundi.png?x64851

    MATEMÁTICA
Copie os probleminhas no caderno e resolva-os.

1. JORGE TEM 243 FIGURINHAS E SEU PRIMO CARLOS TEM 125. QUANTAS FIGURINHAS ELES TÊM AO TODO?
R:

2. UMA COSTUREIRA FEZ 352 SAIAS E 263 BLUSAS. QUANTAS PEÇAS DE ROUPA ELA FEZ NO TOTAL?
R:

3. UM SORVETEIRO SAIU DE CASA COM 839 PICOLÉS EM SEU CARRINHO. DURANTE O DIA ELE VENDEU 536 PICOLÉS. QUANTOS PICOLÉS ELE AINDA TEM?
R:


Sexta-feira -03/04


PORTUGUÊS

      1. Faça o cabeçalho no caderno como de costume
      
      2. Faça a atividade abaixo. Copie no caderno.
























MATEMÁTICA

1 – Faça a sequência numérica do 150 ao 200.

2 – Copie os probleminhas no caderno e resolva:

a) JOÃO PLANTOU EM SEU SITIO 107 PÉS DE ALFACE. DEPOIS DE UM TEMPORAL, 35 PÉS DE ALFACE MORRERAM. QUANTOS PÉS DE ALFACE PERMANECEM VIVOS?

b) NA BIBLIOTECA DA ESCOLA CHEGARAM 96 LIVROS NOVOS NA SEGUNDA-FEIRA E 24 LIVROS NA QUARTA-FEIRA. QUANTOS LIVROS CHEGARAM AO TODO?




ARTE



A ARTE E OS MÚSICOS DE BREMEM

Na última semana de aulas aprendemos sobre o conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremem”. Vamos realizar vários desenhos para registrar esta aula.

IMPORTANTE:
Realizar o desenho com lápis de escrever, depois contorno de canetinha (opcional) e finalizar com pintura usando lápis de cor.

1    1)     Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=57kZsc4iNU4 ou consultar as imagens abaixo e fazer o desenho de cada personagem do conto e o lugar onde ele se encontra (Ocupar a folha toda).


   





      2)   Utilizando o papel sulfite A4 (Podendo utilizar a folha do caderno de artes) faça um dedoche de cada personagem e brinque contando a história para sua família. Para relembrar como fazer, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=P93PyO-AAO0






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua visita é sempre bem vinda. O seu comentário será publicado assim que a administradora for notificada.